Como ligar sua placa de vídeo no HDMI e outro monitor na saída VGA da sua placa-mãe

Recentemente tive que a idéia de utilizar dois monitores no meu computador.

Possuo uma placa de vídeo Geforce GTX 1060 com 6GB de Ram e uma placa mãe Gigabyte GA-H110M-H.

A minha placa de vídeo possui 5 saídas gráficas, sendo que uma delas é uma saída HDMI e outra é uma saída DVI. Estava utilizando um monitor lcd widescreen para a conexão HDMI e como havia um monitor Samsung SyncMaster 732n parado aqui em casa, resolvi tentar ligar os dois ao mesmo tempo.

Ligando o monitor Samsung SyncMaster 732n na Geforce GTX 1060

Como este monitor da Samsung é um monitor com entrada VGA apenas, fui em busca de um adapator DVI para poder fazer a ligação. Depois de adquirido o conector DVI, fui testar ligando o HDMI e o DVI na minha Geforce GTX 1060. Para minha frustração, só a saída HDMI dava sinal e o DVI não.

Tentei soltar o HDMI, reiniciei o computador somente com a saída DVI e nada.

Ligando dois monitores com a placa de vídeo e a placa-mãe

A solução que encontrei e para minha surpresa deu certo foi plugar o monitor com a entrada VGA na minha placa-mãe e manter o HDMI conectado no meu monitor Widescreen (que é um T20C310, me dando 1600 de resolução).

  1. Reiniciei o computador com os monitores plugados e seus respectivos plugs.
  2. Entrei na BIOS do meu computador pressionando a tecla “Del”.
  3. Fui na opção para escolher qual saída gráfica queria como principal, a da placa de vídeo ou da placa-mãe. Escolhi da placa-mãe.
  4. Salvei e reiniciei PC.

O computador automaticamente entrou no Windows 10, setou o HDMI como principal e manteve a saída VGA da placa-mãe como secundário, sendo uma extensão da área de trabalho.

Foi mais simples do que imaginei. Mas lembrando, essa placa-mãe que tenho é um tanto recente, talvez isso não funcione em PCs mais antigos. Mas teste por conta e risco ok?

Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *