Qual antivírus grátis escolher para seu Windows

Sharing is caring!

O antivírus é uma ferramenta que se agrega ao Windows para ajudar a proteger o seu computador contra vírus, malware e spyware.

Geralmente o Microsoft Windows já vem com um antivírus instalado (isso nas versões do Windows 7, 8, 8.1 e 10), o Windows Defender, o que já ajuda a manter a sua máquina protegida. Mas instalar um antivírus de terceiro pode ser ótimo para deixar seu sistema operacional mais protegido e é recomendável.

Quando instalamos um desses antivírus, automaticamente ele desabilita o Microsoft Windows Defender, para não prejudicar o desempenho de seu computador. Dois antivírus rodando na mesma máquina é prejudicial para a autonomia do PC e para a bateria do Notebook pois “suga” recursos.

Imagem conceitual de antivírus e ícones de tecnologia
Imagem conceitual de antivírus e ícones de tecnologia. Fonte: Internet

Vou deixar neste post três opções de antivírus, por ordem de desempenho, leveza e, principalmente, proteção. O antivírus precisa ser “inteligente” o suficiente para ajudar o usuário leigo a ter uma proteção e não perder seus trabalhos. Todos os três oferecem isso.

Antes de tudo, é muito importante que você sempre tenha um “backup” dos seus arquivos importantes em outros “devices” para se, por acaso algum problema ocorrer com o seu computador, tenha uma cópia exata dos seus arquivos em outro local. Em outro post explicarei como fazer backup automático dos seus arquivos de forma descomplicada.

Voltando ao nosso assunto sobre antivírus, testes que encontrei na Internet indicam que os antivírus grátis que obtiveram maior proteção e desempenho foram o Avast Free Antivírus, AVG Antivirus Free e Panda Free Antivirus. Eu testei dois por um bom tempo: o Avast Free Antivirus e o AVG Free Antivirus. Na minha concepção, o Avast é muito forte para bloqueio de ameaças, porém, o AVG é forte e me pareceu um pouco mais leve. O Panda Free Antivirus exponho seu desempenho por pesquisas que fiz na Internet.

1º – AVG Free Antivirus

O AVG é um antivírus leve para a máquina. A instalação é simples, porém, eles querem que você teste a versão pro do antivírus meio que na marra. Para você instalar a versão “free” precisa ir para a Instalação Customizada. Mas caso instale a versão Pro, basta depois aguardar e retornar para a versão “free”.

Tela AVG Antivirus.
Tela AVG Antivirus.

No desempenho contra vírus e malware, de acordo com os laboratórios que fizerem testes, se saiu muito bem. Protege bem contra vírus e bloqueou malwares com quase sem falsos positivos.

A interface do AVG é bonita, escura, com botões coloridos. Ao abrir a janela vem com um “status” de como seu computador está protegido no momento. Ele pode ser considerado um dos melhores antivírus grátis.

O que o AVG Free Antivirus oferece:

  • Antivírus;
  • Proteção Remota, você pode manusear seu computador para verificar e remover vírus usando o celular;
  • Protege links na web, Twitter e Facebook.
  • Firewall, bloqueia hackers;
  • Criptografia de senhas.

Faça download do AVG Free Antivirus.

2º – AVAST Free Antivirus

A instalação do Avast é simples e basta ler as informações na tela para concluir a instalação. O instalador irá fazer o download de arquivos durante o processo e você precisa definir se quer também o Google Chrome. Em uma das telas oferece um link para proteger o seu dispositivo Android com o Avast Mobile Security & Antivirus.

O Avast possui uma interface “clean” com uma arte tecnológica abstrata em sua janela principal. Logo você encontra o relatório da sua máquina e no meu acima você tem as opções “escanear”, “ferramentas”, “senhas” e “loja”. Com um simples clique do mouse você executa uma verificação rápida da sua máquina.

Tela Avast Free Antivirus. Fonte: PCMag.Tela Avast Free Antivirus. Fonte: PCMag.

O Avast oferece um recurso muito útil para remover e bloquear aquelas famosas barras do navegador que são instaladas sem que as pessoas percebam. Isso ajuda você manter o seu navegador mais saudável e mais seguro, simplificadamente. A proteção contra vírus, malware e phishing são fortes.

O que o Avast oferece:

  • Antivirus e anti-malware;
  • Proteção de senhas ultilizando uma senha global;
  • Aumenta a proteção da rede doméstica, detectando algumas vulnerabilidades do roteador;
  • Limpeza dos navegadores de Internet;
  • Assistência remota;
  • Escaneamento inteligente.

Faça download do Avast Free Antivirus.

3º – Panda Free Antivirus

O Panda Free Antivirus tem uma interface com fundo branco com botões e painéis em tons de azul. O maior painel tem o status de segurança e oferece as estatísticas.

Outros painéis permitem iniciar as verificações e estender proteção a outros dispositivos.

Imagem da tela do Panda Free Antivirus. Fonte: PCMag.Imagem da tela do Panda Free Antivirus. Fonte: PCMag.

A instalação é rápida e simples, porém, preste atenção ao instalar para ver as opções que realmente deseja, como o MyStart Yahoo, isso ficará pela sua preferência.

O Panda se saiu bem nos testes de laboratórios contra vírus e malware mas o seu sistema antiphishing (que protege contra roubo de dados do seu computador através de mensagens falsas), deixou um pouco a desejar. Por isso é sempre importante manter as atualizações do antivírus em dia.

O que o Panda Free Antivirus oferece:

  • Antivirus e anti-spyware;
  • Permite “instalar e esquecer”, agindo em segundo plano;
  • Proteção WEB e URL, fazendo um filtro e análise evitando que caia em “armadilhas” ao navegar.

Faça download do Panda Free Antivirus.

Considerações finais

O antivírus é a ferramenta que irá ajudar você a evitar problemas de invasão, vírus e malware no computador. Mantenha-o, independente de qual antivírus for, atualizado.

Os três antivírus mencionados neste post estarão em português automaticamente, a não ser que deseje ou tenha um sistema operacional em outra língua.

Faça bom proveito!

 

Sharing is caring!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares